ANIVERSÁRIO
Base Aérea de Natal celebra 83 anos de criação
A Base Aérea de Natal (BANT) celebrou, nos dias 07 e 08/08, seus 83 anos de ativação, reafirmando sua relevância histórica para a defesa do Brasil e para a formação de pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB). A programação contou com homenagens internas, além de solenidade militar.
As comemorações iniciaram com um culto ecumênico, realizado no auditório do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) - Esquadrão Gavião, em agradecimento à história da Unidade e à dedicação de seu efetivo. Também foi realizado o descerramento das fotos do Graduado e Praça Padrão, que simbolizam o reconhecimento aos militares que mais se destacaram no cumprimento do dever no último ano. Em 2025, receberam os títulos a Sargento Especialista em Serviços Administrativos Gláucia José de Oliveira da Silva e o Soldado Especialista em Serviços Administrativos Filipe Moura do Nascimento Freire.
Durante a cerimônia de descerramento, a Graduada-Master da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), Suboficial Enfermeira Aline Maria de Moura Laurindo Xavier, destacou o simbolismo da homenagem. “É um orgulho representar e ser representada por militares como a Sargento Gláucia e o Soldado Filipe Moura. Eles nos inspiram com sua dedicação e exemplo”, ressaltou. O Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, também comentou a importância do título, destacando que a escolha dos homenageados é uma legítima amostragem do efetivo e carrega um valor especial por ser fruto do reconhecimento dos próprios pares.
Em seguida, foi realizada a solenidade militar comemorativa ao 83º aniversário da Organização Militar, presidida pelo Comandante do Terceiro Distrito Naval, Vice-Almirante Jorge José de Moraes Rulff, e contando com a presença de diversas autoridades civis e militares. O evento foi marcado pela imposição de medalhas e entrega de títulos, homenageando militares e civis por suas contribuições à FAB.
Entrega de homenagens
Entre as honrarias, a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue ao Comandante do 1º/11º GAV, Tenente-Coronel Aviador Eduardo Alexandre Costa, em reconhecimento à sua liderança e ao compromisso com a operacionalidade da unidade aérea. A Ordem do Mérito da Defesa foi recebida pelo Major Aviador Gustavo Curto Antonelli, comenda que premia personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestam relevantes serviços às Forças Armadas.
Além dessas honrarias, mais de cinquenta militares da BANT, entre oficiais e graduados de diversas especialidades, foram agraciados com Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze, em reconhecimento aos bons serviços prestados ao longo de suas carreiras. Também foram entregues quarenta Títulos de Membro Honorário da FAB a personalidades civis que fortalecem os laços entre a Instituição e a sociedade potiguar.
O Comandante da BANT ressaltou o legado histórico e a missão atual da Base, vinculando o trabalho diário do efetivo à prontidão da Força Aérea e ao desenvolvimento do País. “Somos herdeiros dessa Força, revigorada a cada dia pela certeza de termos nossas vidas vinculadas à trajetória de desenvolvimento que caracteriza o nosso compromisso por uma nação mais justa, forte e soberana. Sejamos, pois, os guardiões da rica história que transformou o estratégico campo de pouso de Parnamirim, na atual Base Aérea de Natal”, pontuou o Oficial-General.
Integração com a comunidade e legado histórico
Além da atuação operacional, a Base Aérea de Natal mantém forte integração com a comunidade local, participando de ações sociais, educativas e culturais que reforçam o vínculo histórico entre a FAB e o Rio Grande do Norte.
Com 83 anos de história, a BANT mantém vivo o espírito de coragem e dedicação que marcou sua trajetória. Hoje, permanece atuante na formação de aviadores e na proteção do espaço aéreo, fortalecendo sua ligação com a sociedade potiguar. A cerimônia comemorativa evidenciou o valor histórico da Base e seu papel essencial na preparação do futuro da aviação militar do País.
Fotos: Sargento Ednilson e Soldados Paulo, Sá e Nóbrega/ BANT